O QUE É CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

A cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.

        Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer (os traumas severos), até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.

A cirurgia buco-maxilo-facial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.

     As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados. São elas:

  • Cirurgias de grandes tumores;
  • Fraturas faciais
  • Cirurgias ortognáticas, entre outras.

 

     A cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é uma especialidade que necessita de constante interação com outros profissionais, e que, dessa forma, consegue proporcionar um tratamento adequado e eficaz a todos os pacientes, seja ele desde uma simples extração dentária até uma grande deformidade dentofacial.

Tratamentos e Procedimentos

Dr. Rômulo Molinari, especialista com mais de 10 anos de experiência em tratamento Buco-Maxilo-Facial

Cirurgia Ortognática

É um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo corrigir alterações no desenvolvimento dos maxilares. Assim, destina-se àquelas pessoas que têm o queixo “muito para frente” (prognatismo) ou “muito para trás” (retrognatismo), podendo ou não ser realizado em conjunto com a mentoplastia. E também no tratamento cirúrgico do ronco noturno e apneia obstrutiva do sono. Após a cirurgia, o paciente é beneficiado com a correção da mordida, a melhoria das funções mastigatórias e da respiração, além de adquirir uma estética facial mais harmônica que repercutem diretamente em uma melhor qualidade de vida.

Implantes

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes que perderam um ou vários dentes ou todos os dentes.

Enxertos ósseos

Em alguns casos, previamente aos implantes dentários, há a necessidade de repor estrutura óssea perdida, devido a idade ou condição. Existem muitos tipos de enxertos desde os mais simples ( sintéticos) realizados com anestesia local, até os mais complexos realizados em ambiente hospitalar. Cada um deles para um indicação especifica dependendo da situação

Traumas da face

Destinado a tratar paciente que sofreram algum tipo de lesão ou acidentes em face (fraturas dos esses da face que compreendem desde a linha do cabelo até o pescoço), ou lesões em tecidos moles como pele e músculos da expressão facial, sejam eles ocasionados por acidentes ou ferimentos por violência.

ATM Tratamento Clinico

ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Os problemas que acometem essa articulação caracterizam a chamada Disfunção Temporomandibular (DTM). Estudos mostram que 40% da população mundial apresenta algum sinal ou sintoma de DTM. Muitas pessoas apresentam dores na cabeça, nas costas (região cervical), nos músculos da face, nos ouvidos e, até, dificuldade na abertura e no fechamento da boca, como decorrência de problemas das articulações temporomandibulares. Dentre as inúmeras formas de tratamento para a DTM, a maioria é realizada com tratamento clinico sem a necessidade de cirurgia.
Lazerterapia

Laserterapia

A laserterapia na Odontologia é largamente utilizada no tratamento das superfícies das mucosas bucais, alívio da dor e reparação tecidual. A laserterapia tem uma ação analgésica e anti-inflamatória. É indicada para tratamentos pós-operatórios, dores nevrálgicas, mialgias e de origem pulpar. Um dos usos mais comuns é após a extração do dente, o processo chamado exodontia Indicações do laser de baixa potência na rotina odontológica

Dentes inclusos Extração de Sisos

Dentes inclusos são aqueles que não emergiram por falta de espaço suficiente nas arcadas dentárias. Os dentes terceiros molares ou os do siso são os mais acometidos. Existem algumas indicações para remoção desses dentes: Prevenção de cárie dentária; Prevenção de doença periodontal (inflamação gengival); Prevenção de cistos e tumores; Facilitação do tratamento ortodôntico.
Por sermos especialista, e tendo a experiência de mais de 40 mil casos solucionados, realizamos tais procedimentos em um tempo menor que a maioria dos cirurgiões dentistas, (em média a remoção dos quatro dentes do siso, leva apenas 40 minutos no total). E o pós-operatório é otimizado com a laserterapia, oferecendo um pós-operatório sem dor, sem inchaços e com a possibilidade de retorno precoce as atividades do dia-a-dia A maioria das cirurgias para extração dos dentes inclusos é realizada em consultório ( com anestesia local ou anestesia local + sedação endo-venosa). Em alguns casos específicos, pode ser realizada em ambiente hospitalar

Cirurgia na ATM

Na minoria dos casos, quando o tratamento clinico da ATM, não é suficiente, existe a necessidade de correções cirurgícas. Onde Varios tipos de cirurgia podem ser empregadas a depender da indicação e diagnostico de cada caso. Podendo ser procedimentos minimamente invasivos e sem cortes como artroscentese e/ou artroscopia de ATM, ou cirurgias mais complexas como a prótese de ATM

Estomatologia

São manifestações bucais de Patologias (doenças) sistemicas, como: herpes, hiperplasias, aftas, câncer de boca, doenças auto imune, como pênfigo, artritres e etc. O tratamento pode ser clinico ou cirúrgico dependendo do caso

Cistos e tumores

São tumores e/ou cistos que se formam nos ossos maxilares, podendo ser originários do desenvolvimento dentário ou embrionário facial. Normalmente assintomáticos e descobertos em exames radiográficos de rotina, mas que necessitam de tratamento.

Fale conosco